Sobre nós
Um coletivo de professoras e professores

No ano de 2012, em iniciativa de um coletivo de professores e professoras, surgiu o grupo Pensando a Educação Física Escolar, que visava aproximar o "chão da escola" e a produção do conhecimento nas universidades numa perspectiva de parceria e valorização dos saberes docentes. O grupo se reunia mensalmente com interesse nos problemas do cotidiano escolar, pensados a luz do referencial acadêmico e experiências docentes dos presentes nos encontros. Além disso, foram promovidos outros espaços de formação como mesas de debate, oficinas de formação e projetos de pesquisa.

A característica central do nosso coletivo, que também é um grupo de pesquisa registrado no CNPq, é ser constituído por professoras e professores atuantes, ou que tiveram atuação, na Educação Básica. Nossos e nossas integrantes estão em escolas privadas e públicas das redes municipais, estaduais e federais.

Como princípios para nossas ações sempre estiveram: o foco nos anseios de quem está no chão da escola e a visibilidade ao conhecimento produzido na escola, compreendendo-a como espaço de produção do conhecimento.

Desde nossa primeira reunião estamos continuamente aprendendo como construir esse coletivo e suas ações, aprendendo uns com os outros e com quem mais estiver disposto a estar junto nessa caminhada.

Convidamos a todos e todas a estar nesse segundo encontro e em todas as outras ações que esse coletivo vem aprendendo, desaprendendo e reaprendendo a realizar!

Um enorme abraço 

Coletivo Pensando a Educação Física Escolar