Programação
19 a 22 de junho de 2019 - Belo Horizonte - MG

19 de junho

17:00 as 18:30 - Credenciamento

18:30 as 19:00 - Abertura do evento

19:00 as 21:30 - Práticas de ensino e aprendizagem na/da Educação Física Escolar

Palestrantes: Profa. Eliene Lopes Faria - COLTEC/UFMG

Profa. Luciana Pedrosa Marcassa - UFSC

Coordenador: Prof. Thiago José Silva Santana - SMED/PBH

22:00 - Programação cultural

20 de junho

9:00 - 11:00 - Comunicações orais

11:15 - 12:15 - Mostra Pedagógica

12:15 as 14:00 - Almoço

14:00 as 16:00 - Oficinas

16:00 as 16:30 - Café

16:30 as 18:30 - Grupos temáticos 

21 de junho

9:00 - 12:00 - Mesa - Desafios do chão da escola

Coordenador - Prof. Izaú Veras Gomes - SMED/PBH

12:00 as 14:00 - Almoço

14:00 as 16:00 - Oficinas

16:00 as 16:30 - Café

16:30 as 18:30 - Comunicações Orais 

22 de junho

9:00 - 11:30 - Práticas de ensino e aprendizagem e os documentos norteadores da Educação Física Escolar: diálogos

Palestrantes: Prof. Bruno de Oliveira e Silva - UFES

Profa. Paola Oliveira Fonseca - SEMED/Betim/MG

Coordenadora: Pedrita Gonçalves Silva e Lima - SEMED/Betim/MG

11:30 - Encerramento

Entendendo a programação

Mesa "Práticas de ensino e aprendizagem na/da Educação Física Escolar": Ao colocar em pauta o debate sobre o ensino e a aprendizagem (termos frequentemente tratados como sinônimo no âmbito da educação), essa mesa tem como objetivo tematizar as práticas de ensino e de aprendizagem que tomam lugar na Educação Física, bem como, problematizar as noções de ensino e de aprendizagem que constituem o fazer cotidiano na escola.

Mesa "Desafios do chão da escola": Constituída com a intenção de colocar em pauta os múltiplos desafios cotidianos que emergem na/da Educação Física Escolar, essa mesa tem como objetivo propor o debate sobre as questões e tensões que emergem da prática cotidiana da Educação Física nas escolas tendo como referencia as relações entre os sujeitos na construção do conhecimento (professor, alunos, comunidade). 

Mesa "Práticas de ensino e aprendizagem e os documentos norteadores da Educação Física Escolar: diálogos": Partindo do pressuposto de que múltiplos aspectos dialogam (e interferem) na produção do cotidiano escolar, essa mesa tem como objetivo tematizar as práticas de ensino e de aprendizagem da/na Educação Física Escolar nas suas relações com os documentos norteadores: BNCC, currículos, entre outros.

Comunicações orais: As comunicações orais representam um momento formal de partilha do conhecimento produzido pelos professores em suas experiências cotidianas no chão da escola. Os trabalhos submetidos à comunicação oral deverão ser enviados em forma de texto apresentando discussão articulada à temática proposta para o evento (práticas de ensino e aprendizagem na/da Educação Física Escolar), bem como, temas afins.

Oficinas: As oficinas configuram-se como momento de materialidade no movimento de partilha dos conhecimentos produzidos no chão da escola. No "II Encontro do Pensando" elas estão sendo propostas como modalidade de trabalho a ser submetido ao evento, que terá como critério de avaliação alguns temas considerados relevantes a partir de avaliação prévia feita nas redes sociais do coletivo "Pensando a Educação Física Escolar". Tanto professores com amplo tempo de atuação, quanto profissionais recém engajados na carreira e estudantes poderão inscrever suas propostas nesta modalidade. Esperamos com as oficinas produzir situações de partilha entre os participantes nas múltiplas formas de relacionar/produzir ações pedagógicas com temas diretos e transversais à Educação Física escolar.

Grupos temáticos: Os grupos temáticos são momentos destinados à discussão de temas atuais/transversais da educação básica que dialogam (direta ou indiretamente) com a Educação Física Escolar. Trata-se de um momento resguardado, tanto para diferentes discussões que nascem do e no "chão da escola", quanto debates sobre documentos referentes ao ensino e à educação.

Organização: Os grupos temáticos acontecerão em salas, constituídas como grupos de interesse, que terão a presença de mediadores: para organizar as ações do grupo, realizar o registro da conversa e coordenar a ordem de inscrição para momento de fala. Os temas para a constituição dos grupos temáticos serão definidos a partir de consulta pública e os participantes deverão definir em que sala/grupo estarão no momento da inscrição.